Cartografia temática aplicada às relações internacionais

Este projeto tem por objetivo desenvolver metodologia de cartografia temática aplicada a distintos campos das Relações Internacionais, a exemplo do que já foi desenvolvido nos casos do Atlas da Política Externa Brasileira e do Atlas da Política Brasileira de Defesa. A cartografia temática aqui proposta aglutina, de modo científico e didático, os principais temas relativos às relações internacionais e à política externa brasileira, resultando do trabalho conjunto de pesquisadores de várias disciplinas e vertentes que estudam as relações internacionais e a política externa do Brasil, fazendo uso de dados sistematizados a partir dos mais diversos enfoques (político, econômico, ambiental, social, cultural, sociológico, jurídico, etc.). O projeto parte do princípio de é necessário ampliar o conhecimento cartográfico para espacializar informações a respeito da inserção internacional do país. Ademais, vale a pena mencionar a necessidade do cartógrafo de dar precisão ao olhar político para lograr produzir representações relevantes a respeito do mesmo fenômeno. O projeto tem como ponto fundamental a parceria desenvolvida com o Ateliê de Cartografia de Sciences Po entre 2012 e 2014, qie propiciou a criação do Ateliê de Cartografia do Labmundo junto ao IESP-UERJ.

Objetivo: desenvolver metodologia de cartografia temática aplicada à análise das relações internacionais do Brasil, buscando aprofundar analiticamente e mapear os temas, as agendas e os atores governamentais e não governamentais, as tensões, as contradições e os modos de cooperação entre o Brasil e a América Latina, a África, os países do Norte e os demais países do Sul.

Resultados obtidos até agora: a fim de visualizar os principais resultados obtidos até o presente momento, sugere-se consultar os websites www.labmundo.org e www.carlosmilani.com.br


Necessidades


Item: Jovem pesquisador graduando em Ciências Sociais, Relações Internacionais ou História na UERJ (entre 3 e 5 períodos)
  • Quantidade: 1
  • Descrição: O jovem pesquisador será iniciado em metodologias de pesquisa aplicadas ao campo das Relações Internacionais e trabalhará no LABMUNDO-Rio de Janeiro, que funciona no IESP-UERJ (rua da Matriz, 82, Botafogo).
  • Andamento:
    0 %

Parceiros

Nosso MUITO OBRIGADO aos parceiros do Projeto!

Projeto ainda não recebeu doações.

Como posso ajudar?

Para colaborar com o Projeto Cartografia temática aplicada às relações internacionais você pode entrar em contato através dos dados abaixo:


Pesquisador(a)

Nome: Carlos Roberto Sanchez Milani

Lattes: http://lattes.cn...

Email: crsmilani@iesp.uerj.br

Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Laboratório: LABMUNDO Rio de Janeiro

Projeto adicionado em: 04/03/2018 - 22:42:43

Informações adicionais

Outros: www.carlosmilani.com.br



Se você gostou do Projeto e não pode colaborar diretamente, considere a possibilidade de compartilhar em suas redes sociais. Nosso MUITO OBRIGADO por qualquer tipo de apoio!